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PROGRAMA E AS METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS no 2ºCiclo
As Metas
Curriculares de Português do Ensino Básico, homologadas a 10 de agosto de 2012
(Despacho n.º 10874/2012), foram elaboradas no âmbito da Revisão da Estrutura
Curricular, consignada no Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, “que visa
melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem através de uma cultura de
rigor e de excelência desde o Ensino Básico.” (in Programa e Metas Curriculares
de Português do ensino Básico, p.3)
Este novo
Programa e Metas Curriculares de Português, enquadra as finalidades da
disciplina no Ensino Básico e enuncia os objetivos cognitivos e as capacidades
gerais a desenvolver, valorizando e dando relevância a quatro domínios, no
2ºCiclo: 1º o desenvolvimento da fluência da leitura; 2º a oralidade; 3º o uso
adequado da gramática e, por último, a educação literária, com a leitura de
vários géneros literários: textos narrativos - fábulas, lendas e contos; textos
dramáticos, poéticos e textos não narrativos, apoiados na interpretação de cada
género. com a leitura e interpretação de livros que fazem parte do PNL.
A Operacionalização dos Conteúdos do Programa com as
Metas Curriculares, definidas por descritores de desempenho., onde, de forma
precisa e objetiva, se refere o que se espera que o aluno seja capaz de fazer
no final do ano letivo.
“Assim, no Programa, em cada domínio, os
conteúdos são acompanhados da remissão para os objetivos e descritores de
desempenho das Metas Curriculares com os quais se articulam. Nas Metas
Curriculares estão elencados objetivos e descritores de desempenho avaliáveis,
permitindo que os professores se concentrem no que é essencial e ajudando a
delinear as melhores estratégias de ensino. “(in Programa e metas Curriculares
de Português do ensino Básico, p.3).
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