sábado, 16 de abril de 2016

 O PROGRAMA E AS METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS no 2ºCiclo

   As Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, homologadas a 10 de agosto de 2012 (Despacho n.º 10874/2012), foram elaboradas no âmbito da Revisão da Estrutura Curricular, consignada no Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, “que visa melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem através de uma cultura de rigor e de excelência desde o Ensino Básico.” (in Programa e Metas Curriculares de Português do ensino Básico, p.3)

   Este novo Programa e Metas Curriculares de Português, enquadra as finalidades da disciplina no Ensino Básico e enuncia os objetivos cognitivos e as capacidades gerais a desenvolver, valorizando e dando relevância a quatro domínios, no 2ºCiclo: 1º o desenvolvimento da fluência da leitura; 2º a oralidade; 3º o uso adequado da gramática e, por último, a educação literária, com a leitura de vários géneros literários: textos narrativos - fábulas, lendas e contos; textos dramáticos, poéticos e textos não narrativos, apoiados na interpretação de cada género. com a leitura e interpretação de livros que fazem parte do PNL.

A Operacionalização dos Conteúdos do Programa com as Metas Curriculares, definidas por descritores de desempenho., onde, de forma precisa e objetiva, se refere o que se espera que o aluno seja capaz de fazer no final do ano letivo.
  “Assim, no Programa, em cada domínio, os conteúdos são acompanhados da remissão para os objetivos e descritores de desempenho das Metas Curriculares com os quais se articulam. Nas Metas Curriculares estão elencados objetivos e descritores de desempenho avaliáveis, permitindo que os professores se concentrem no que é essencial e ajudando a delinear as melhores estratégias de ensino. “(in Programa e metas Curriculares de Português do ensino Básico, p.3).


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