sexta-feira, 17 de junho de 2016



O que me continua a mover e a querer ser professora?


Efetivamente não é uma tarefa fácil:dias maus e dias bons e menos bons....
- Conversas... respostas travessas/incorretas... palavras...respostas...indisciplina... recusa em trabalhar.... brincadeiras... faltas de educação.... frustações.... dos alunos
- Direcção de Turma... justificação de faltas... contatos com EE...falta de etica entre colegas.... conversas pelas costas..... sumários.... enfim..trabalho e mais trabalho... dos professores
- Trabalhos de casa, fichas de trabalho, trabalhos de grupo, para gerir, planificar e avaliar, testes para fazer e corrigir... Grelhas para preencher.. papéis para preencher... notas para dar..., enfim...critérios para aplicar... tudo... em nome da organização e da burocracia que atrapalha a nossa prática..
.... fazem parte do desgaste anual que comporta à atividade de SER PROFESSORA.

Investimos nos alunos, acreditamos neles, lutamos ao lado deles, choramos, rimos, gritamos, chamamos à atenção, desesperamos, aconselhamos, falamos, comunicamos.. dialogamos.....orientamos.... mas tudo vale a pena!
As vezes estou cansada, frustada, desespera, com muitas expetativas(a que nem sempre correspondem), mas, até ao fim... planeio, reajusto, desenvolvo estratégias, crio recursos e novas formas de trabalho e atividades que cativem e os leve a gostar e acima de tudo a compreender e ao saber histórico, tanto como nós, da disciplina que lecionamos...
Ensinar...
É uma envolvência inexplicável.....de tudo resulta RECONHECIMENTO e, da parte deles, esforço, empenho.... 
Amizade? proximidade, confiança, respeito..... São algumas das sensações que continuam a existir quando, anos mais tarde, os encontro na rua e me cumprimentam e me reconhecem como a sua Prof/stora de História...

Esta Profissionalização foi e irá continuar a ser um desafio... 
Ser professora de História já o é!!!
O grupo 200, é um desafio: HGP e Português: didáticas, metas e competências, estratégias e recursos completamente diferentes,bnível etário mais baixo...que se complementam e interagem.. Tendo em comum a língua portuguesa e o país e a sua História, permitem o desenvolvimento de uma cidadania responsável... 
Cabe-me continuar a fazê-lo, tirando partido da minha experiência e conhecimentos históricos (grupo 400 - História e Arte), transmitir conhecimentos e sensibilidades... e ser professora!!

Aprendi, apliquei, e vou continuar a lutar, por tudo o que aprendi neste CPS e na disciplina de Seminário, na minha prática como Docente, de forma profissional e eficaz de forma a ir ao encontro das capacidades, necessidades e interesses dos meus alunos.

Como não o consegui sozinha, agradeço todo o apoio e ajuda dos professores, em especial a prof. Branca Miranda; aos meus colegas (de curso e da escola atual e antigos) que me apoiaram nesta "nova aventura". Claro está que à minha família e amigos, que pela sua presença sempre me apoiaram e me deram força para prosseguir...


Já tinha trabalhado num Blog (consulta) e no Moodle (associado às várias escolas por onde já passei), mas nunca tinha construído o "meu" Blog! Foi um desafio!
 O fato de o poder estar sempre a atualizar foi motivador. Só precisava de começar.. e efetivamente, preciso dele, para complementar a minha prática docente" Vou continuar a utilizá-lo como ponto de partida e de comunicação / interação com os meus alunos.

Ao longo deste PUC atualizei o meu Blog sobre a minha prática letiva e aspetos relevantes na disciplina de HGP/PORTUGUÊS, 2ºciclo. Procurei manter um fio condutor, postando curiosidades, associados a dias marcantes da História de Portugal ou internacional, temas relevantes da língua portuguesa, reflexões centradas na atualidade, descobertas e novidades históricas (por que a História, ainda hoje está a mudar com as descobertas arqueológicas), estratégias, recursos e materiais importantes na prática diária de uma professora... sempre à volta de conteúdos desenvolvidos na PUC de Seminário

A sua construção constituiu uma mais valia, uma construção profissional e reflexiva, importante que apoiará a minha atividade docente . Um Bem Haja a todos que me apoiaram!!

Ana Cristina Figueiredo







Sem comentários:

Enviar um comentário