Por que PLANIFICAR é tão importante?
Planificar é um processo que está orientado para a ação, pré-ativo, onde se pensa
a prática antes de a realizar, onde, com base no programa curricular definido pelo Ministério de Educação, em cada disciplina, se descrevem as estratégias, recursos e atividades, de acordo com as caraterísticas dos alunos. Ao longo do ano letivo, está sujeita a reajustes, de acordo com o progresso das aprendizagens.
A
planificação é um importante auxiliar da prática pedagógica, contribuindo para o
sucesso do processo ensino-aprendizagem, uma vez que permite ao docente fazer uma
previsão do que poderá ser a sua aula, definindo o conjunto de objetivos, conteúdos,
experiências de aprendizagem, assim como a avaliação.
É um processo que exige do
professor uma reflexão sobre a sua prática, o que pretende com ela, quais os objetivos a
atingir, consciente que a sua ação será determinante na aprendizagem dos seus alunos.
Tipos de Planificação
Ao iniciar um ano lectivo, é importante que o professor tenha uma perspectiva abrangente sobre o processo ensino-aprendizagem a desenvolver ao longo do ano, tanto no que diz respeito especificamente à sua disciplina como, de uma forma geral, à acção das várias disciplinas consideradas como um todo na acção educativa.
Para isso, antes do início das aulas a primeira preocupação do professor deve consistir em delimitar globalmente a acção a ser empreendida ao longo de todo o ano escolar, isto é, em elaborar a planificação a longo prazo.
Antes do inicio do ano lectivo e durante o seu desenrolar, é necessário elaborar planos a médio prazo correspondentes a cada unidade de aprendizagem consideradas no plano a longo prazo.
Durante o ano lectivo e focalizando a acção que se desenrola no contexto da turma, é necessário elaborar planos a curto prazo de pequena amplitude correspondentes às acções que no dia-a-dia vão concretizar os diferentes conteúdos dos planos a médio prazo.
É de necessário salientar que o facto de se elaborar um plano é tão importante quanto é importante ser-se capaz de o pôr de lado. Uma aula deve "acontecer", ser viva e dinâmica, onde a trama complexa de inter-relacções humanas, a diversidade de interesses e características dos alunos não pretende ser um decalque do que está no papel.
Mas isto não significa de modo algum que se perca o fio condutor que existe numa planificação. Significa é que ele não pode ser rígido, mas sim flexível ao ponto de permitir ao professor inserir novos elementos, mudar de rumo, se o exigirem as necessidades e/ou interesses do momento.
Planificar Para Quem ? Porquê?
a) Para o aluno porque:
- Sabe o que está a fazer, porquê e para quê;
- Adquire hábitos de organização (apercebe-se da organização do trabalho do professor) ;
- Intervém activamente na realização do trabalho, reflecte, discute, propõe soluções, reformula com o professor o trabalho programado;
- Tem consciência do seu próprio progresso;
- Auto avalia-se comparando o que realiza e o que estava programado realizar.
b) Para o Professor porque:
- Organiza o trabalho verdadeiramente em função do papel formativo da disciplina;
- Reflecte sobre os conteúdos e métodos de trabalho e materiais mais adequados à aprendizagem;
- Controla e faz ajustamentos permanentes de acordo com as necessidades e interesses dos alunos;
- Distribui o tempo lectivo de acordo com as metas de aprendizagem que pretende atingir;
- organiza as suas actividades não lectivas em função dos critérios de eficácia pedagógica;
- Participa activamente na gestão democrática da escola.
c) Para a escola porque:
- Torna possível um trabalho consciente de todos os docentes;
- Permite uma distribuição mais eficaz do tempo, do espaço e das tarefas;
- Permite coordenação interdisciplinar;
- torna as reuniões em momentos de coordenação útil de trabalho e não com perca de tempo;
- torna possível uma gestão democrática porque todos participam, porque conhecem os problemas existentes e empenham-se na sua resolução.
d) Para os Pais porque:
Dá-lhes a possibilidade de saber o que os seus filhos aprendem, porque e para quê;
- Podem acompanhar o trabalho dos filhos;
- Apercebem-se do empenhamento dos professores em realizar um trabalho de qualidade;
- Participam com mais consciência nas actividades que a escola organiza para os encarregados de educação;
- Empenham-se em contribuir para melhorar a relação família escola.
e) Para a Sociedade porque:
- A escola , com os meios de que dispõe, responde o mais eficazmente possível às necessidades educativas da sociedade e contribui para:
- A aquisição de saber e instrumentos de aprendizagem que sirvam de apetrechamento de base para a inserção na vida prática e para estudos subsequentes;
- Desenvolvimento da autonomia e sociabilidade;
- Sensibilização a valores subjacentes a uma melhoria de qualidade de vida;
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