As Estratégias em contexto Educacional
Estratégia, é uma
palavra de origem grega relacionada
com a linguagem militar, segundo a Infopédia, é um estratagema, ou seja,
«conjunto dos meios e planos para atingir um fim».
Em educação, o termo é usado «com o significado de
plano(s) concebido(s) pelo professor para, em relação a um dado conteúdo,
promover determinadas competências, num contexto real» (Roldão, 2009). A estratégia é uma ação intencional, organizada e pensada pelo
professor. Engloba peças-chave: intencionalidade, coerência, modos de
organização e avaliação (Roldão, 2009).
Por que razão é
importante que professor tenha uma estratégia?
É sempre importante que, ao planificar o professor tenha estratégias,
isto é, um plano para alcançar os
resultados esperados de forma eficaz. Em contexto educativo, a delineação de
estratégias, por parte do professor é fundamental. Ensinar é «uma ação
especializada de promover intencionalmente a aprendizagem de alguma coisa por
outros». (Roldão, 2005). Assim sendo, a ação de ensinar é uma ação
estratégica, orientadora e reguladora da aprendizagem dos alunos.
Ensinar
é uma estratégia regulada e orientada e estrategicamente articulada. Deste
modo, planear ações de ensinar eficazes é assumir uma postura estratégica de
modo a atingir uma finalidade (as atividades podem ser organizadas segundo
estratégias diferentes, depende da finalidade que se quer atingir).
A táctica do quadrado, muito importante durante a Batalha
de Aljubarrota, permitiu aos Portugueses a vitória perante em exército muito
maior do que o lusitano.
Estratégias não são nada mais que planear ações que
permitam atingir objetivos, no caso do ensino, aprendizagem de algo (definido
nos currículos e programas). Constitui um conjunto de atividades, que se pode
organizar em torno de uma estratégia de ensino ou de várias estratégias, de acordo com as finalidades que o professor pretenda
alcançar (Roldão, 2009), por forma a promover a motivação e o interesse
de cada aluno.
A estratégia de ensino define um «percurso
intencional orientado para a maximização da aprendizagem do outro» (Roldão,
2009). A atividade é abrangente, a tarefa específica e a técnica tem uma função
instrumental (Roldão, 2009). Assim, a atividade é um conjunto de actos, nos
quais pode incluir o trabalho de grupo, a pesquisa sobre um tema ou a resolução
de exercícios. A tarefa é um trabalho que se faz num determinado tipo de tempo.
A técnica é um conjunto de processos para se alcançar determinado fim.
Como são visíveis as estratégias na prática pedagógica do
docente?
Uma atitude de prática refletida, permite criar uma estratégia, na qual
estarão previstos, podendo ser ajustados, os instrumentos e modos de avaliação,
pelo que é relevante a explicitação dos critérios de avaliação antes da
realização dos alunos de qualquer atividade. A delineação dos momentos e modos
de avaliação para aferir a adequação e validade da mesma, quer através dos
processos, quer dos resultados de aprendizagem esperados. O professor poderá
reorientar as atividades e auxiliar os alunos a regularem a sua aprendizagem,
com o intuito de clarificarem as suas ideias e alcançarem sucesso. Ao analisar
e refletir sobre a sua prática letiva e sobre a sua estratégia, o professor
conseguirá encontrar soluções para os problemas que forem surgindo durante o
processo de aprendizagem, criando situações de avaliação e instrumentos que
possibilitem saber se o aluno sabe utilizar o que aprendeu num contexto
diferente, apelando a uma compreensão dos conteúdos e aplicação dos mesmos a
várias situações.
As Estratégias de ensino e os processos de aprendizagem
As estratégias identificam-se como indutivas e dedutivas,
de acordo com o tipo de processo cognitivo que desencadeiam.( Ribeiro e Ribeiro
(1989, 2005, citadas por Roldão, 2009),
- As indutivas partem da observação e análise de dados para daí os alunos aferirem
conclusões e enunciarem um conceito ou uma generalização. De seguida, são
apresentados novos exemplos para testar e consolidar a sua compreensão
- As dedutivas partem do conceito ou generalização para a sua definição ou descrição.
Outros autores classificam as estratégias de acordo com o
princípio da realidade em três grupos: «situações de vida real, simulações de
realidade e abstrações da realidade» (Vieira e Vireira, 2005, citadas por
Roldão, 2009).
Bibliografia
Dicionário da Língua Portuguesa em Acordo Ortográfico [online]. Porto: Porto Editora, 2003-206 ou http:
www.infopedia.pt/dicionários/lingua-portuguesa/estratégia
Roldão, Maria do Céu, Estratégias
de Ensino. O saber o agir do professor, Vila
Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão, 2009, p. 55- 73.
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