O impacto que a
utilização dos LMS podem ter na mudança do paradigma pedagógico
“O mundo em permanente transformação, veloz e universal em que vivemos,
designado na literatura por Sociedade do Conhecimento preconiza a existência de
uma nova geração de indivíduos capazes de lidar com a inovação, a
flexibilidade, a globalização e a constante atualização de saberes”( Clara Coutinho)
Segundo Moreira & Monteiro (2010, p. 82) a criação de espaços e de
comunidades virtuais de aprendizagem, leva à promoção e reforço das interações
professor/estudantes e estudantes/estudantes, na partilha de conhecimentos e
nas estratégias de trabalho cooperativo (…) que estimulem os estudantes a
processar a informação autonomamente e de forma significativa.
O papel do professor altera-se. Passa-se na
abordagem convencional / clássica do ensino para uma abordagem de um
professor construtivista, um “tutor da aprendizagem”, um professor guia,
facilitador da aprendizagem, um orientador, que dá pistas e ajuda na seleção da
informação, que incentiva e aceita a autonomia, a iniciativa, o diálogo, a
discussão, a resolução de problemas, a procura de soluções e respostas e o assumir
de responsabilidades.
Promove no aluno a pesquisa, a
recolha, a seleção, a reflexão e a partilha de recursos levando ao
desenvolvimento do espírito crítico, da criatividade, da participação proactiva
e da interatividade. Para que isso aconteça é preciso que o
professor seja autónomo e criativo e adquira ou procure uma formação sólida que lhe tenha permitido
adquirir/desenvolver competências tecnológicas.
O E-learning e a abordagem
híbrida, o B- learning, permitem a criação de ambientes virtuais de
aprendizagem suportados pela tecnologia cujo objetivo principal é a “criação de
conhecimentos sem os constrangimentos de espaço ” (Moreira et al 2010, p.83), recorrendo a
metodologias de autoaprendizagem colaborativa, motivadora e flexível com a
integração de conteúdos dinâmicos e interativos e diferentes recursos didáticos
dos quais saliento os recursos visuais, a
pedagogia pela imagem, quer
imagens móveis (excertos de filmes, documentários,…) quer imagens fixas (fotos,
pinturas, esculturas,…) despertando a curiosidade e sustentando o interesse do
estudante.
O sucesso da utilização do B-learning em contexto educativo
depende não só de condições tecnológicas e sociais mas também e
fundamentalmente de condições pedagógicas (…) no entanto (…) a renovação
constante da pedagogia implica uma alteração cultural muito grande (Monteiro et al , 2012, p. 54).
A adesão aos LMS é pacífica, é
fácil, … a compreensão deste paradigma de aprendizagem e das suas
potencialidades é que exige FORMAÇÃO para que não se caia no uso destas
plataformas como meros repositórios de informação a oferecer material didático
e atividades online.
REFERÊNCIAS:
- Monteiro, A., Moreira, J. A., Almeida, A. C. & Lencastre, J.A.
(Orgs.) (2012). Blended learning em Contexto Educativo: Perspectivas Teóricas e
Práticas de Investigação. Santo Tirso: Defacto Editores.
- Moreira, J. A. M. & Monteiro, A. A. (2010). O trabalho pedagógico
em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educação, Formação &
Tecnologias, 3(2), 82-94. [Online], disponível a partir de
http://eft.educom.pt.
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