O TPACK
O bom ensino não é a simples adição de tecnologia ao
ensino já existente. . O
Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK) é uma metodologia para
entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para
a prática pedagógica efetiva num ambiente de aprendizagem equipado com
tecnologia.
A metodologia TPACK argumenta que uma integração efetiva da tecnologia
para ensinar um conteúdo ou assunto específico requer entendimento e negociação
entre os três seguintes componentes: Tecnologia, Pedagogia e Conteúdo como se
pode observar no diagrama seguinte:
Esta metodologia salienta as complexas relações que
existem entre o conhecimento das áreas de conteúdo, pedagogia e tecnologia e
pode ser uma estrutura organizacional útil para definir o que os professores
precisam de saber para integrar a tecnologia às suas práticas de maneira
efetiva (Archambault & Crippen, 2009).
A formação dos professores em tecnologia por si só não será suficiente
se o professor não estiver predisposto ou não souber, usar as novas ferramentas
TIC num contexto relacional e transacional entre os três componentes sugeridos
pela estrutura do TPACK.
Observa com atenção o video, de como funciona o TPACK!
Um professor capaz de negociar essas relações possui uma competência
diferente, mais ampla que o conhecimento de um especialista de uma disciplina
ou que um especialista em tecnologia ou que um especialista em ensino.
Constitui um método de organização para programas de desenvolvimento
profissional, tecnológico e educacional para professores.
BIBLIOGRAFIA
Archambault, L., & Crippen, K. (2009). Examining TPACK among K-12
online distance educators in the United States.Contemporary
Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 71-88.
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