Ferramentas online que
ajudam na edição de vídeos educacionais
O desenvolvimento da web, particularmente a web 2.0, contribuiu
para que vídeos se tornassem um dos recursos mais ricos para uso em educação.
Chareen Snelson, em Web-based video in education: possibilities and pitfalls,
explora as possibilidades e ameaças do uso de vídeos baseados na web em educação.
Há hoje uma série de sites e ferramentas online que
podem ajudar alunos e professores a procurarem, compartilharem e mesmo editarem
vídeos na Internet.
Exemplos:
·
TED (Technology,
Entertainent, Design). Inclui recursos como osTED Talks,
- ferramenta para aprendizagem na pesquisa;
·
A Khan Academy . Inclui uma biblioteca de
quase 3.000vídeos direcionados
a diversas disciplinas de ensino básico e secundário, acompanhados de um
conjunto estruturado de exercícios.
2.
- Além do YouTube, mundialmente conhecido (ou o YouTube em Educação), há vários outros serviços
para aceder e
compartilhar vídeos na web que podem ser usados em educação, como:
·
iTunesU
·
TeacherTube(comunidade para compartilhar de
vídeos educacionais),
·
SchoolTube (vídeos de diversas
escolas),
·
Academic Earth (aulas com destacados
pesquisadores),
·
Edutopia(mantido pela George Lucas Educational
Foundation, oferece vídeos e artigos para professores do
ensino básico e secundário),
·
MIT TechTV (serviço para compartilhar de vídeos do
MIT),
·
Big Think (entrevistas com especialistas de diversas
áreas) e
·
Vimeo.
3. - Há ainda sistemas que permitem buscas simultâneas
de vídeos em diferentes plataformas como são:
·
Embedr.(montar listas de reprodução de diversos serviços)
·
Alguns links para produção de vídeos
4.-O oferece potentes ferramentas para edição e
compartilhar de vídeos online
·
. OJaycut, por exemplo, permite editar vídeos no próprio browser
(portanto, a edição pode ser colaborativa) e em seguida compartilhá-los em uma
rede social.
·
Já o dotSUB oferece um serviço que facilita
introduzir legendas nos vídeos em diferentes línguas.
·
Ustream, por sua vez, possibilita a criação de um canal de
televisão e a transmissão ao vivo.
5. -Tudo
isso serve de suporte para sua criatividade guiar o uso de vídeos online em
educação.
Um exemplo interessante é o site
·
The Periodic Table of Videos, onde está a
tabela periódica por vídeos.
Uma das principais barreiras, entretanto, são os limites impostos
pelo atual sistema de direitos autorais. Hoje, muitos vídeos (ou apenas o
áudio) são retirados do YouTube (e outros serviços) por violação de direitos
autorais.
·
O YouTomb é um interessante projeto do MIT
que reúne vídeos removidos do YouTube (e algumas outras plataformas) por esse
motivo. O Center for Social Media, p.ex., desenvolveu um código de boas práticas para a produção de
vídeos online, o que deveria ser seguido por toda instituição de ensino.
BIBLIOGRAFIA
IN: http://canaldoensino.com.br/blog/videos-online-em-educacao
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