As reconstruções de cidades ou espaços históricos
(um recuso tecnológico). O mundo virtual
As reconstruções de cidades e locais arqueológicos ou de edifícios históricos, assim como as visitas virtuais, a alguns monumentos históricos / cidades ou panoramas globais centrados num estilo artístico, são uma mais valia e motivação para a leccionação de uma civilização.
As reconstituições são uma ferramenta fundamental em Arqueologia. Antes, os formatos para essas reconstituições eram maquettes. Hoje, dadas as novas tecnologias, essas fazem-se em formato digital e têm produção à escala do mundo.
Um exemplo são as de Aquincum, na Hungria, visiveis através deste link que disponibilizo
Reconstrução de um espaço Romano (antes e depois)
Em Portugal, temos o exemplo de Conimbriga (entre outras cidades... ainda em descoberta)
Qual não é o aluno que olha para uma ruína (ou "amontoado de pedras", como os alunos descrevem) e depois, quando confrontado com a reconstrução não fica mais entusiasmado com a "realidade histórica"???? Se juntarmos a essa imagem "real"(reconstrução), uma descrição desse mesmo ambiente, com uma envolvência musical...então, estão mesmo a VIVER A HISTÓRIA...
Os alunos têm que olhar para a História de um país, compreendendo e dando-lhe significado para assim querem estudá-la e saber mais.
As tecnologias de informação e comunicação podem
desempenhar um papel importante nos ambientes educativos. As tecnologias disponíveis são variadas,
bem como as estratégias possíveis para a utilização.
A Realidade virtual é uma expressão habitualmente
usada para referir um conjunto de tecnologias que, entre outras aplicações, podem ser utilizadas para criar
ambientes virtuais interactivos, representando ou não ambientes reais, presentes ou passados. Estas
representações podem ser utilizadas com muitas finalidades, mas a Educação é uma das mais evidentes.
Algumas das tecnologias de realidade virtual exigem a utilização de equipamento específico, muitas
vezes de difícil acesso em ambientes educativos.
No entanto, outras existem de fácil acesso, bastando
para isso utilizar um programa de acesso à Internet com o plugin adequado. Referimo-nos, por exemplo:
- aos panoramas desenvolvidos em QuickTime VR ou aos ambientes criados em VRML (Virtual Reality
Modeling Language).
Uma das áreas de utilização educativa de ambientes virtuais é, seguramente, a reconstrução de
ambientes históricos, em particular os que já não existem e, por isso, não podem ser visitados e
apreciados pessoalmente. Não é difícil encontrar na Internet projectos deste tipo, como por exemplo o
History Virtual Tours da BBC (http://www.bbc.co.uk/history/multimedia_zone/virtual_tours/) ou o
Virtual Gettysburg (http://www.virtualgettysburg.com/).
A linguagem VRML é uma opção interessante para projectos deste tipo, pois permite
disponibilizar os ambientes criados na Internet, permitindo o seu acesso a qualquer interessado. No
entanto, muitos dos ambientes virtuais disponíveis têm grande dimensão, o que limita fortemente o seu
acesso pelo utilizador comum, tendo em conta a lentidão de muitas ligações à Internet. Este problema,
bem como o interesse em criar uma reconstrução virtual de um dos conjuntos arquitectónicos mais
importantes da civilização romana em Portugal – Conimbriga
Para saber mais um pouco sobre o assunto, lê este artigo
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