A
Utilização das TIC na escola e na sala de aula
A palavra tecnologia tem
origem grega (do grego techne — "técnica, arte, ofício" e logia —
"estudo"), é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico
e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de
ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal
conhecimento.
A expansão tecnológica tem suscitado modificações sociais, políticas,
económicas e culturais, inserindo no âmbito educacional o uso de recursos
digitais que contribuem para novas reflexões sobre a práxis pedagógica e o
aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
O mundo da Web digital veio trazer alterações à forma
como escrevemos, pensamos e trabalhamos diariamente. Os alunos do século XXI vivem rodeados de
tecnologia, por isso, poderemos retirar vantagens no uso da mesma e
incutir-lhes competências de colaboração, resolução de problemas, em torno de
objetivos e interesses comuns, em comunidades de aprendizagem, que fomentem a
aprendizagem formal e informal. A utilização combinada dos diversos recursos –
multimédia e Internet, cujo objetivo é o de motivar o aluno e aumentar a qualidade do ensino (eficácia),
e atingir o sucesso do ensino aprendizagem.
A comunicação por meio digital
“é propiciadora de desenvolvimento pois permite a partilha e a expansão do
conhecimento entre pessoas “ (Pereira.s.d. p. 143) que formam como que uma rede
suportada pela tecnologia desenvolvendo uma inteligência coletiva.
- Para que esse objetivo
se possa concretizar é necessário:
2º A escola, como
instituição voltada para a formação do cidadão e como ambiente facilitador do
conhecimento, deve ao utilizar as TIC promover nos alunos a autonomização para
a construção e partilha do conhecimento, a sensibilização para a necessidade da
aprendizagem ao longo da vida e o domínio dos instrumentos tecnológicos
diminuindo a iliteracia informática.
3º O papel do professor terá que mudar. Passa
a ser o mediador, o guia, o conselheiro e ao mesmo tempo o desafiador estando
sempre presente para acompanhar os alunos na procura, seleção e análise crítica
da informação.
4º Consequentemente, se o papel do professor muda,
também o do aluno, que deixa de ser passivo para ser um elemento ativo na
aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento das suas competências. O aluno
tem de ser mais participativo e colaborativo, construtor do seu conhecimento,
com capacidade de autoreflexão, de forma a sentir-se (co)responsabilizado no
seu próprio processo de aprendizagem. O professor orienta as aprendizagens.
O professor é instigado a
inovar, a criar estratégias, adotando estas tecnologias como suporte da prática
pedagógica abdicando de paradigmas, nos quais sempre se apoiou, rompendo com
conceções obsoletas, podendo então encorajar-se na aplicação das TIC. O
aprimoramento da prática pedagógica por meio de recursos tecnológicos, exige alguma
dedicação do professor, uma vez que, aumenta significativamente o número de
horas de trabalho e à procura de materiais inovadores, com a finalidade de
organizar e planear aulas mais atrativas e criativas.
A utilização das TIC na aprendizagem em HGP
AS TIC surgem como suporte da pratica pedagógica, com
a utilização de recursos tecnológicos onde o professor planifica e organiza as
aulas mais atrativas e criativas.
Na disciplina de HGP, as tecnologias dão oportunidades e situações de aprendizagem inovadoras. E
utilizações diversificadas.
Na História: dão acesso rápido a fontes sobre personalidades,
acontecimentos e processos históricos (sites diversificados sobre imagens e
informação e permite utilizar as plataformas de apoio à comunicação para
auxiliar as discussões, a partilha e a disseminação de ideias históricas
(fóruns, wikis, blogs, etc). Na geografia permite usar mapas digitais para
explorar o mundo de forma interativa e em diferentes escalas. (exemplo, do
Google Earth)
As estratégias facilitadoras da aprendizagem no contexto
das TIC - o Uso do Blog
Ferramentas como os blogs, facilitam a
interação professor-aluno, melhoram a relação pedagógica dos intervenientes e
permitem a publicação de trabalhos que os alunos desenvolvem em sala de aula,
expondo-os à crítica da comunidade escolar. O professor ao criar o seu próprio
blog pode expor aos alunos, textos e factos interessantes que gerem discussão e
que tenham relação direta e/ou indireta com a disciplina. O blog potencia e
eleva a escrita (…) constituindo uma ferramenta de construção de uma
inteligência coletiva”.
Bibliografia
- Cruz, Manual de ferramentas da Web 2.0 para Professores,
pp. 15-50. FCT – Universidade do Minho
- Miranda,
Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades
das TIC na educação .
Físico, Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 41-50
Pereira, Alda. Aprendizagem e
Tecnologias. Universidade Aberta.
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