AVALIAÇÃO
O que significa avaliar ?
"A avaliação pode considerar-se
como um processo contínuo e sistemático que permite detectar em que medida os
objectivos educacionais foram atingidos”(Proença, Didatica da História, p.144)
A avaliação escolar é um processo
sistematizado de registo
e apreciação dos resultados obtidos em relação metas
educativas estabelecidas previamente.
Atualmente a avaliação das aprendizagem está orientada por critérios de
avaliação definidos pelo Departamento de cada escola. Frequentemente, o peso
incide mais nas provas escritas (vulgo “testes”), nas fichas formativas;
trabalhos de grupo, observação de aula, participação, empenho e realização de
trabalhos de casa.
O sistema de avaliação é por isso contínuo, e
cabe ao professor definir, de acordo com estratégias e recursos, adoptar
diferentes instrumentos de avaliação de acordo com as caraterísticas de turma e
alunos que tem à sua frente. As sequências de aprendizagem são acompanhadas de
forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a
sua aprendizagem.
Tipos de Avaliação
Ao longo do processo de aprendizagem são vários os tipos de
aprendizagem:
1. - A avaliação diagnóstica
Destina-se a verificar se os alunos estão na posse de conhecimentos,
aptidões ou capacidades necessárias à aprendizagem da unidade seguinte. Forma
dos professores se certificarem da adequação das estratégias ao grupo, como
motivação dos formandos e, ainda, para se inteirarem das aprendizagens já
possuídas por estes. Permite que o professor possa planear as aulas com base no
conhecimento real do nível de aprendizagens e experiências dominadas pelos seus
alunos.
Os testes diagnósticos incidem sobre conteúdos gerais, dos anos
anteriores, cujo domínio poderá influenciar e atrasar as aprendizagens do ano
letivo em questão. Por que servem apenas como consulta e ponto de situação das
aprendizagens, os testes de diagnóstico não são alvo de classificação.
A avaliação dos pré-requisitos é a forma de avaliação diagnóstica
através da qual se verifica se o aluno possui as aprendizagens anteriores
necessárias para que novas aprendizagens tenham lugar. Um pré-requisito é uma
aprendizagem anterior requerida e imprescindível para a nova aprendizagem.
2 – A Avaliação formativa
Realiza-se ao longo de todo o processo, em todas as situações de
aprendizagem, sobre cada objetivo. A avaliação formativa identifica situações
de aprendizagens mal conseguidas, informa sobre medidas correctivas a tomar, Um
teste formativo incide num número reduzido de objetivos, à volta dos quais o
professor elabora várias perguntas.
Professor regista os resultados, isto é os níveis de consecução de cada
aluno e o perfil de aptidões da turma . Deste modo, alunos e professor gerem
com mais eficácia o seu tempo de aprendizagem e escolhem os meios de remediar
situações de insucesso.
3 - A avaliação sumativa
Constitui um balanço das aprendizagens e competências adquiridas no final de um tema
domínio ou subdomínio. Reflete-se numa nota/ classificação. Completa-se o ciclo
da avaliação.
Vários são os objetivos na avaliação sumativa:
· - equilibra-se a avaliação
formativa - revela as aprendizagens já consolidadas e as que entretanto não se
consumaram;
· - informa sobre os assuntos ou
objetivos mais difíceis de ensinar e aprender para a generalidade dos alunos;
· - informa sobre o sucesso ou
insucesso de certas metodologias;
· - permite comparar resultados
globais de programas de formação aplicados a grupos semelhantes ou diferentes.
Avalia a própria formação;
· - é um instrumento de tomada de
decisão.
Os testes sumativos incidem
sobre um conjunto vasto de objetivos e informam sobre as aprendizagens mais
significativas.
A elaboração de um instrumento
de avaliação sumativa decorre dos seguintes princípios:
· - seleção dos objetivos a testar,
de modo a testar todos os objetivos ao longo do tema;
· - determinação da importância
relativa de cada objetivo e área de conhecimento, tendo em atenção o seu
desenvolvimento nas aulas. O peso da respetiva classificação decorre dessa importância;
· - seleção do tipo de perguntas
adequadas para testar o objetivo pretendido;
· - recolha de graus de dificuldade
diferentes para os itens e adequada classificação de cada item.
Um instrumento de avaliação
sumativa é sempre corrigido pelo professor. O registo numa matriz de todas as
classificações da turma, por item, dará uma visão completa e real do sucesso
das atividades realizadas. Poder-se-á deste modo avaliar as decisões tomadas e
as que estão por tomar.
BIBLIOGRAFIA
Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar
Proença, M.Cândida. (2005), Didatica da História. Universidade Aberta. Lisboa.
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