GRELHA de OBSERVAÇÃO E LEITURA de IMAGENS FÍXAS
A grelha de observação de imagem fixa pedida,
descreve / segue a orientação de sala de aula. Neste caso não uso grelha, pois
a participação é um dos itens de avaliação e este constitui um momento
motivador e de diálogo e comunicação entre professor e alunos. Neste recurso,
tal como nos outros, implica uma preparação
e planificação prévia, antes de utilizar o recurso. Primeiro (1º), os
alunos, espontaneamente, observam a imagem (sem influência ou orientação de
ninguém); Segundo (2º), a professora, orienta exploração dos alunos para a
imagem., em diálogo e interação com os alunos, focando e destacando pormenores,
aos alunos do que é mais importante. A imagem é projetada, em formato power
point (ppt) ou através do Manual Digital.
. Interpretar e
analisar imagens (que podem ser, desde gravuras, a pinturas, mapas, iluminuras,
etc), é uma das (muitas) estratégias utilizadas diariamente na sala de aula
como motivação para introduzir um tema; como forma de recuperar conhecimentos
prévios ou consolidar um novo conteúdo programático.
Este foi um exemplo da grelha que construí para ilustrar essa observação, de acordo com a orientação de uma interpretação em diálogo: professor(orientador) e aluno (participante ativo).
Sem comentários:
Enviar um comentário