sábado, 21 de maio de 2016


A Utilização das TIC na escola e na sala de aula





A palavra tecnologia tem origem grega (do grego techne — "técnica, arte, ofício" e logia — "estudo"), é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
A expansão tecnológica tem suscitado modificações sociais, políticas, económicas e culturais, inserindo no âmbito educacional o uso de recursos digitais que contribuem para novas reflexões sobre a práxis pedagógica e o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.



O mundo da Web digital veio trazer alterações à forma como escrevemos, pensamos e trabalhamos diariamente.  Os alunos do século XXI vivem rodeados de tecnologia, por isso, poderemos retirar vantagens no uso da mesma e incutir-lhes competências de colaboração, resolução de problemas, em torno de objetivos e interesses comuns, em comunidades de aprendizagem, que fomentem a aprendizagem formal e informal. A utilização combinada dos diversos recursos – multimédia e Internet, cujo objetivo é o de motivar o aluno  e aumentar a qualidade do ensino (eficácia), e atingir o sucesso do ensino aprendizagem.

A comunicação por meio digital “é propiciadora de desenvolvimento pois permite a partilha e a expansão do conhecimento entre pessoas “ (Pereira.s.d. p. 143) que formam como que uma rede suportada pela tecnologia desenvolvendo uma inteligência coletiva.


- Para que esse objetivo se possa concretizar é necessário:



1º -  a formação dos professores (Miranda,2007.p.48) “(…) uma sólida formação técnica e pedagógica dos professores bem como o seu empenhamento são determinantes”,de forma a atingir a literacia tecnológica, que terá de ter uma atualização permanente;



2º A escola, como instituição voltada para a formação do cidadão e como ambiente facilitador do conhecimento, deve ao utilizar as TIC promover nos alunos a autonomização para a construção e partilha do conhecimento, a sensibilização para a necessidade da aprendizagem ao longo da vida e o domínio dos instrumentos tecnológicos diminuindo a iliteracia informática. 
O papel do professor terá que mudar. Passa a ser o mediador, o guia, o conselheiro e ao mesmo tempo o desafiador estando sempre presente para acompanhar os alunos na procura, seleção e análise crítica da informação.
Consequentemente, se o papel do professor muda, também o do aluno, que deixa de ser passivo para ser um elemento ativo na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento das suas competências. O aluno tem de ser mais participativo e colaborativo, construtor do seu conhecimento, com capacidade de autoreflexão, de forma a sentir-se (co)responsabilizado no seu próprio processo de aprendizagem. O professor orienta as aprendizagens.



O professor é instigado a inovar, a criar estratégias, adotando estas tecnologias como suporte da prática pedagógica abdicando de paradigmas, nos quais sempre se apoiou, rompendo com conceções obsoletas, podendo então encorajar-se na aplicação das TIC. O aprimoramento da prática pedagógica por meio de recursos tecnológicos, exige alguma dedicação do professor, uma vez que, aumenta significativamente o número de horas de trabalho e à procura de materiais inovadores, com a finalidade de organizar e planear aulas mais atrativas e criativas.

A utilização das TIC na aprendizagem  em HGP
AS TIC surgem como suporte da pratica pedagógica, com a utilização de recursos tecnológicos onde o professor planifica e organiza as aulas mais atrativas e criativas.
 Na disciplina de HGP, as tecnologias dão oportunidades  e situações de aprendizagem inovadoras. E utilizações diversificadas.
Na História:  dão acesso rápido a fontes sobre personalidades, acontecimentos e processos históricos (sites diversificados sobre imagens e informação e permite utilizar as plataformas de apoio à comunicação para auxiliar as discussões, a partilha e a disseminação de ideias históricas (fóruns, wikis, blogs, etc). Na geografia permite usar mapas digitais para explorar o mundo de forma interativa e em diferentes escalas. (exemplo, do Google Earth)




As estratégias facilitadoras da aprendizagem no contexto das TIC  - o Uso do Blog   
Ferramentas como os blogs, facilitam a interação professor-aluno, melhoram a relação pedagógica dos intervenientes e permitem a publicação de trabalhos que os alunos desenvolvem em sala de aula, expondo-os à crítica da comunidade escolar. O professor ao criar o seu próprio blog pode expor aos alunos, textos e factos interessantes que gerem discussão e que tenham relação direta e/ou indireta com a disciplina. O blog potencia e eleva a escrita (…) constituindo uma ferramenta de construção de uma inteligência coletiva”. 


Como professora de História,, efetivamente, “uma imagem vale mais que mil palavras. “ Estando nós numa era do digital e Visual, a observação das imagens, são mais facilmente compreendidas, apreendidas e explicadas se acompanhadas de uma boa visualização de filmes, animações,  multimédia, ou documentários, que as TIC proporcionam, facilitando a aquisição e principalmente a compreensão do conhecimento científico.

Bibliografia
- Cruz, Manual de ferramentas da Web 2.0 para Professores, pp. 15-50. FCT – Universidade do Minho
-  Miranda, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação . Físico, Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 41-50

Pereira, Alda. Aprendizagem e Tecnologias. Universidade Aberta.

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