sábado, 21 de maio de 2016

O professor de História…..



  “ A atitude do professor sobre o ensino da História não é estática ou espontânea. Quando, face aos seus alunos o professor transmite um “saber”, nesse acto confluem as suas posições sobre a ciência e o conhecimento em geral, aliadas à sua conceção de História e ao seu posicionamento sobre o acto educativo.”(Cândida Proença,  Didática da História, p. 17)

Os processos ensino-aprendizagem recorrem a um conjunto de estratégias por forma a promover a motivação e o interesse de cada aluno. Para promover o ensino-aprendizagem são destacadas duas estratégias: a indutiva e a dedutiva em função dos modelos cognitivos a que se associam.

   O discurso vai-se alterando através dos séculos. Assim sendo, o professor terá de estar atento à evolução não só do chamado"pensamento histórico", como também da"produção historiográfica". (Cândida Proença)  O estudo da história tem várias dimensões: política, económica, social, religiosa, científica, técnica, cultural e artística.

Sem comentários:

Enviar um comentário