sábado, 21 de maio de 2016

O impacto que a utilização dos LMS podem ter na mudança do paradigma pedagógico





“O mundo em permanente transformação, veloz e universal em que vivemos, designado na literatura por Sociedade do Conhecimento preconiza a existência de uma nova geração de indivíduos capazes de lidar com a inovação, a flexibilidade, a globalização e a constante atualização de saberes”( Clara Coutinho)




Segundo Moreira & Monteiro (2010, p. 82) a criação de espaços e de comunidades virtuais de aprendizagem, leva à promoção e reforço das interações professor/estudantes e estudantes/estudantes, na partilha de conhecimentos e nas estratégias de trabalho cooperativo (…) que estimulem os estudantes a processar a informação autonomamente e de forma significativa.
   O papel do professor altera-se. Passa-se na abordagem convencional / clássica do ensino para uma abordagem de um professor construtivista, um “tutor da aprendizagem”, um professor guia, facilitador da aprendizagem, um orientador, que dá pistas e ajuda na seleção da informação, que incentiva e aceita a autonomia, a iniciativa, o diálogo, a discussão, a resolução de problemas, a procura de soluções e respostas e o assumir de responsabilidades.
Promove no aluno a pesquisa, a recolha, a seleção, a reflexão e a partilha de recursos levando ao desenvolvimento do espírito crítico, da criatividade, da participação proactiva e da interatividade.  Para que isso aconteça é preciso que o professor seja autónomo e criativo e adquira ou procure  uma formação sólida que lhe tenha permitido adquirir/desenvolver competências tecnológicas.


Claro que a escola também terá de ser diferente, já não tem o monopólio da transmissão de saberes, não tem a mesma autoridade e respeitabilidade; deve investir na valorização social do professor; não chega investir nos equipamentos, tem de investir na formação dos professores sensibilizando-os para o seu novo papel, para a necessidade da integração das TIC na sala de aula –TECNOLOGIA- sem descurar a PEDAGOGIA.
O E-learning e a abordagem híbrida, o B- learning, permitem a criação de ambientes virtuais de aprendizagem suportados pela tecnologia cujo objetivo principal é a “criação de conhecimentos sem os constrangimentos de espaço ” (Moreira et al 2010, p.83), recorrendo a metodologias de autoaprendizagem colaborativa, motivadora e flexível com a integração de conteúdos dinâmicos e interativos e diferentes recursos didáticos dos quais saliento os recursos visuais, a pedagogia pela imagem, quer imagens móveis (excertos de filmes, documentários,…) quer imagens fixas (fotos, pinturas, esculturas,…) despertando a curiosidade e sustentando o interesse do estudante.
 O sucesso da utilização do B-learning em contexto educativo depende não só de condições tecnológicas e sociais mas também e fundamentalmente de condições pedagógicas (…) no entanto (…) a renovação constante da pedagogia implica uma alteração cultural muito grande (Monteiro et al , 2012, p. 54).
A adesão aos LMS é pacífica, é fácil, … a compreensão deste paradigma de aprendizagem e das suas potencialidades é que exige FORMAÇÃO para que não se caia no uso destas plataformas como meros repositórios de informação a oferecer material didático e atividades online.


O Moodle será um exemplo dos LMS já que possui muitas ferramentas pedagógicas tais como fóruns, chats, diários, questionários,… que estimulam a participação dos estudantes proporcionando momentos de aprendizagem significativas; “se os fóruns forem convenientemente dinamizados e forem do interesse do estudante, é possível criar vínculos maiores (…) o docente tem que avaliar os fóruns que promove, avaliar o grupo e as discussões, de modo a que possa acompanhar e redirecionar o estudante” (Monteiro et al , 2012, p. 14).
 REFERÊNCIAS:
- Monteiro, A., Moreira, J. A., Almeida, A. C. & Lencastre, J.A. (Orgs.) (2012). Blended learning em Contexto Educativo: Perspectivas Teóricas e Práticas de Investigação. Santo Tirso: Defacto Editores.
- Moreira, J. A. M. & Monteiro, A. A. (2010). O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educação, Formação & Tecnologias, 3(2), 82-94. [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.

 



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