sábado, 21 de maio de 2016



GRELHA de OBSERVAÇÃO E LEITURA de IMAGENS FÍXAS

  A grelha de observação de imagem fixa pedida, descreve / segue a orientação de sala de aula. Neste caso não uso grelha, pois a participação é um dos itens de avaliação e este constitui um momento motivador e de diálogo e comunicação entre professor e alunos. Neste recurso, tal como nos outros, implica uma preparação  e planificação prévia, antes de utilizar o recurso. Primeiro (1º), os alunos, espontaneamente, observam a imagem (sem influência ou orientação de ninguém); Segundo (2º), a professora, orienta exploração dos alunos para a imagem., em diálogo e interação com os alunos, focando e destacando pormenores, aos alunos do que é mais importante. A imagem é projetada, em formato power point (ppt) ou através do Manual Digital.

. Interpretar e analisar imagens (que podem ser, desde gravuras, a pinturas, mapas, iluminuras, etc), é uma das (muitas) estratégias utilizadas diariamente na sala de aula como motivação para introduzir um tema; como forma de recuperar conhecimentos prévios ou consolidar um novo conteúdo programático. 
Este foi um exemplo da grelha que construí para ilustrar essa observação, de acordo com a orientação de uma interpretação em diálogo: professor(orientador) e aluno (participante ativo).

Sem comentários:

Enviar um comentário