sábado, 21 de maio de 2016

O TPACK


O bom ensino não é a simples adição de tecnologia ao ensino já existente. . O Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK) é uma metodologia para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva num ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia. 

A metodologia TPACK argumenta que uma integração efetiva da tecnologia para ensinar um conteúdo ou assunto específico requer entendimento e negociação entre os três seguintes componentes: Tecnologia, Pedagogia e Conteúdo como se pode observar no diagrama seguinte:

Esta metodologia salienta as complexas relações que existem entre o conhecimento das áreas de conteúdo, pedagogia e tecnologia e pode ser uma estrutura organizacional útil para definir o que os professores precisam de saber para integrar a tecnologia às suas práticas de maneira efetiva (Archambault & Crippen, 2009).
A formação dos professores em tecnologia por si só não será suficiente se o professor não estiver predisposto ou não souber, usar as novas ferramentas TIC num contexto relacional e transacional entre os três componentes sugeridos pela estrutura do TPACK.
Observa com atenção o video, de como funciona o TPACK!


Um professor capaz de negociar essas relações possui uma competência diferente, mais ampla que o conhecimento de um especialista de uma disciplina ou que um especialista em tecnologia ou que um especialista em ensino.
Constitui um método de organização para programas de desenvolvimento profissional, tecnológico e educacional para professores.


BIBLIOGRAFIA
Archambault, L., & Crippen, K. (2009). Examining TPACK among K-12 online distance educators in the United States.Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 71-88.




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