sábado, 21 de maio de 2016

AVALIAÇÃO

O que significa avaliar ?

"A avaliação pode considerar-se como um processo contínuo e sistemático que permite detectar em que medida os objectivos educacionais foram atingidos”(Proença, Didatica da História, p.144)


A avaliação escolar é um processo sistematizado de registo e apreciação dos resultados obtidos em relação metas educativas estabelecidas previamente.

  Atualmente a avaliação das aprendizagem está orientada por critérios de avaliação definidos pelo Departamento de cada escola. Frequentemente, o peso incide mais nas provas escritas (vulgo “testes”), nas fichas formativas; trabalhos de grupo, observação de aula, participação, empenho e realização de trabalhos de casa.

O sistema de avaliação é por isso contínuo, e cabe ao professor definir, de acordo com estratégias e recursos, adoptar diferentes instrumentos de avaliação de acordo com as caraterísticas de turma e alunos que tem à sua frente. As sequências de aprendizagem são acompanhadas de forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a sua aprendizagem.


Tipos de Avaliação


Ao longo do processo de aprendizagem são vários os tipos de aprendizagem:

1. - A avaliação diagnóstica
Destina-se a verificar se os alunos estão na posse de conhecimentos, aptidões ou capacidades necessárias à aprendizagem da unidade seguinte. Forma dos professores se certificarem da adequação das estratégias ao grupo, como motivação dos formandos e, ainda, para se inteirarem das aprendizagens já possuídas por estes. Permite que o professor possa planear as aulas com base no conhecimento real do nível de aprendizagens e experiências dominadas pelos seus alunos.
Os testes diagnósticos incidem sobre conteúdos gerais, dos anos anteriores, cujo domínio poderá influenciar e atrasar as aprendizagens do ano letivo em questão. Por que servem apenas como consulta e ponto de situação das aprendizagens, os testes de diagnóstico não são alvo de classificação.
A avaliação dos pré-requisitos é a forma de avaliação diagnóstica através da qual se verifica se o aluno possui as aprendizagens anteriores necessárias para que novas aprendizagens tenham lugar. Um pré-requisito é uma aprendizagem anterior requerida e imprescindível para a nova aprendizagem.

2 – A Avaliação formativa


Realiza-se ao longo de todo o processo, em todas as situações de aprendizagem, sobre cada objetivo. A avaliação formativa identifica situações de aprendizagens mal conseguidas, informa sobre medidas correctivas a tomar, Um teste formativo incide num número reduzido de objetivos, à volta dos quais o professor elabora várias perguntas.

Professor regista os resultados, isto é os níveis de consecução de cada aluno e o perfil de aptidões da turma . Deste modo, alunos e professor gerem com mais eficácia o seu tempo de aprendizagem e escolhem os meios de remediar situações de insucesso.

3 - A avaliação sumativa 
Constitui um balanço das aprendizagens e competências adquiridas no final de um tema domínio ou subdomínio. Reflete-se numa nota/ classificação. Completa-se o ciclo da avaliação.
Vários são os objetivos na avaliação sumativa:
·        - equilibra-se a avaliação formativa - revela as aprendizagens já consolidadas e as que entretanto não se consumaram;
·            -  informa sobre os assuntos ou objetivos mais difíceis de ensinar e aprender para a generalidade dos alunos;
·               - informa sobre o sucesso ou insucesso de certas metodologias;
·      - permite comparar resultados globais de programas de formação aplicados a grupos semelhantes ou diferentes. Avalia a própria formação;
·               - é um instrumento de tomada de decisão.

Os testes sumativos incidem sobre um conjunto vasto de objetivos e informam sobre as aprendizagens mais significativas.

A elaboração de um instrumento de avaliação sumativa decorre dos seguintes princípios:
·  - seleção dos objetivos a testar, de modo a testar todos os objetivos ao longo do tema;
·   - determinação da importância relativa de cada objetivo e área de conhecimento, tendo em atenção o seu desenvolvimento nas aulas. O peso da respetiva classificação decorre dessa importância;
·         -  seleção do tipo de perguntas adequadas para testar o objetivo pretendido;
·      - recolha de graus de dificuldade diferentes para os itens e adequada classificação de cada item.


Um instrumento de avaliação sumativa é sempre corrigido pelo professor. O registo numa matriz de todas as classificações da turma, por item, dará uma visão completa e real do sucesso das atividades realizadas. Poder-se-á deste modo avaliar as decisões tomadas e as que estão por tomar.




BIBLIOGRAFIA
Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar
Proença, M.Cândida. (2005), Didatica da História. Universidade Aberta. Lisboa.

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